quarta-feira, 18 de março de 2009

Informes da Balaiada

Reunião realizada ontem (terça-17/3), em Itapecuru-mirim, deu o pontapé inicial para a realização da Marcha do povo maranhense pela Democracia. Participaram dela MST, STTR, Sintraf, Sindicatos urbanos de Itapecuru, Aconeruq, representantes de assentamentos e áreas quilombolas, rádios comunitárias e diretórios municipais do PDT e do PT de Itapecuru e municípios vizinhos.

A reunião foi o primeiro passo para a preparação do processo de mobilização para a marcha, que iniciará em Itapecuru. Com a marcha, o comitê maranhense pela democracia espera percorrer cerca de 200km parando em cada município e realizando atos públicos até chegar à praça Deodoro, em São Luís, no dia 31 de março, para participar do Ato-show GOLPE NUNCA MAIS, que marca os 45 anos do golpe militar.

Da marcha participarão sem-terras, sem-tetos, trabalhadores rurais, indígenas, quilombolas, estudantes e maranhenses que lutam pela soberania do voto popular.

CAMINHADAS NOS BAIRROS
O movimento Balaiada também inicia a partir de hoje as atividades de mobilização e debate com a população nos bairros.

Sob organização do presidente municipal do PDT, Júlio França, as atividades nos bairros de São Luís, a partir de hoje, serão diárias: sempre uma caminhada a partir das 16 horas e duas plenárias à noite.

Assim, serão três bairros por dia sendo mobilizados até o dia 31 de março, onde se espera uma grande movimentação no ato Golpe nunca mais. Até lá, cerca de 40 bairros serão visitados e lideranças comunitárias envolvidas na construção da resistência em favor da democracia.

MEGA CARREATA PELA DEMOCRACIA
Depois de duas carretas grandes e uma enorme ja realizadas, o comitê prepara agora a Mega Carreata pela Democracia: será no dia 29 de março. Também chamando o povo a participar do ato GOLPE NUNCA MAIS na praça Deodoro (31/3).

Marcha do povo maranhense pela Democracia, caminhadas nos bairros e reuniões comunitárias, mega carreata pela democracia, ato Golpe Nunca Mais, dentre outras, foram as atividadas confirmadas, ontem, na segunda plenária popular do movimento Balaiada.

AGENDA
HOJE TEM PLENÁRIA DO MOVIMENTO DE MORADIA, a partir das 18h30, no acampamento Balaiada.

Com Blog Ecos das Luta - www.ecosdaslutas.blogspot.com

2 comentários:

  1. Quero uma informação: a cidade de Fortuna-Ma será se passará algum movimento por lá ; convocando ao povo??!!
    aguardo resposta!!

    ResponderExcluir
  2. Quero uma informação: a cidade de Fortuna-Ma será se passará algum movimento por lá ; convocando ao povo??!!
    aguardo resposta!!

    ResponderExcluir